quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Segunda aula: Jogos de Oposição.

      No dia  08 de Agosto de 2012, foi realizada a segunda aula pratica de lutas, ministrada pela pela professora Keith Mary de Souza Sato, nas dependências da Faculdade Dom Bosco. 


     A aula teve por objetivo realizar a classificação dos jogos de oposição e suas principais caracteristicas.


O que são jogos de Oposição ?
  
      O objetivo dos jogos de oposição é proporcionar a vivência da corporeidade nos alunos, podendo assim ensinar de uma forma lúdica as matérias propostas durante as aulas. Os jogos de oposição na parte da luta é dividido em seis grupos, eles são:

RAPIDEZ/ATENÇÃO: Estimulam a movimentação intensa, com alternância dos papéis de atacante e atacado e que evitam um contato próximo com o colega.

CONQUISTA DE OBJETOS: Aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados. Os papéis de atacante e  de defensor são separados.

CONQUISTA DE TERRITÓRIO: Aproveitamento e diversificação das ações desestabilizadoras para chegar aos seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e esquivar-se, desviar-se e resistir. O contato torna-se inevitável.

DESEQUILIBRAR:  Agir em direção ao adversário, sem mediação de objeto ou de território. Os papéis de ataque e defesa são alternados e/ ou simultâneos.

RETER/IMOBILIZAR: Enfrentamentos variados e que obrigam o corpo-a-corpo. São jogos para resistir e livrar-se. Os papéis são separados e/ou combinados.

COMBATE: Estimula-se o combate completo, sendo que as condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Aonde torna-se indispensável encadear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.
       


      Micro e  Macro jogo

Macro jogo: é constituído por 3 ou mais pessoas com um objetivo em comum.

Micro jogo: é constituído por duas pessoas com objetivos opostos.
Dentro dessas caracteristicas podemos trabalhar as principais ações motoras, tanto na forma de ataque como a de defesa.
Ações de ataque;    AGARRAR
                                     RETER
                                     IMOBILIZAR
                                     DESEQUILIBRAR
                                     TOCAR

Ações de defesa;      ESQUIVAR
                                      RESISTIR
                                      BLOQUEAR



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Atividade 1:  Mãe Repolho: Em um grupo, um é o pegador, ou seja, a mãe, o resto está livre.
- Em quem o pegador tocar (dos participantes livres) está colado, deve se ajoelhar ao chão e não poderá sair do lugar, terá que ficar na mesma posição em que foi colado, até que outro participante que está livre passe por cima da sua cabeça, então poderá se mexer novamente e voltar a brincar.
- O objetivo é não deixar que o pegador te pegue, pode correr, se desviar, etc. e descolar os participantes que estão colados. O objetivo do pegador é colar todos os participantes.
P.S.: Se o grupo for muito grande o número de pegador pode ser maior.

Atividade 2: Conquista de objetivo: Dividem-se os participantes em 2 grupos onde o objetivo é capturar o objeto da outra equipe e traze-lo para seu território. Detalhe maior é que os participantes podem ir atraz do objeto estando ajoelhados, não podendo se levantar. Ganha a equipe que conquistas o objeto sem ser pego.

Atividade 3: Pique bola com gol: Formam-se 2 equipes e cada integrante recebe um número, é separado um terreno de jogo onde existem 2 areas de gol e no centro uma bola. Dado os numeros aos participantes, no ato que ouvirem seus respectivos numeros devem se dirigir a bola para tentar alcançar o gol adversario. Detalhe maior é que não se pode levantar, devem ir ajoelhados, se arrastando ou rolando. Ganha a equipe que marcar mais gols individualmente.

Atividade 4: Relaxamento

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Primeira Aula: Iniciação as lutas

     No dia 1 de Agosto de 2012, foi realizada a primeira aula de lutas, ministrada pela pela professora Keith Mary de Souza Sato, nas dependências da Faculdade Dom Bosco. 
     A aula teve por objetivo realizar a conceituação e a classificação de lutas, artes marciais e esportes de combate, tendo como origem Ocidental e Oriental.
  • Lutas: é um jogo de oposição entre duas ou mais pessoas, onde o alvo/ objetivo é derrotar o adversário.
     
  • Artes Marciais: baseada em algum tipo de filosofia, práticas culturais e regionalismo.
  • Esportes de Combate: Regidos por algum tipo de entidade reguladora, sendo elas, Associações, Federações e Confederações. São identificadas por suas competições com disputas diretas, regras, classificação e pódios.  


Classificação: Tipos de Golpes

Percussão: Tem por objetivo tocar no adversário, utilizando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.






Domínio: Tem por objetivo agarrar o adversário, utilizando imobilizações, chaves e estrangulamentos.


















Classificação: Distância

Curta: Ação motora de segurar. Ex.: Sumo.
Média: Ação motora de tocar com membros do corpo. Ex.: Karatê.
Longa: Utilização de implementos. Ex.: Esgrima.


Atividades desenvolvidas em sala:

1) Socialização: Em circulo, os alunos falavam seu nome e ao mesmo tempo tentavam realizar um movimento aplicado a disciplina de lutas (golpe).

2) Esquema Corporal (aquecimento): Todos contra todos, cada aluno recebe um adereço de papel, com o mesmo preso em uma de suas mãos. Os alunos movimentam-se pelo tatame tentando  acertar seus oponentes nos lugares (partes do corpo) determinados pelo professor. 

3) Organização Temporo Espacial / Lateralidade: Cada aluno recebe uma folha de papel onde é determinado uma área, o objetivo é o aluno se deslocar o mais rápido possível para o local que o professor indicar (direita,esquerda, frente, traz). 

4) Percussão (golpes de média distancia): Os alunos são divididos em duplas e com o mesmo adereço de papel tentam acertar seu oponente. A grande diferença e que agora o espaço para se movimentar é menor e deve ser ágil para não ser tocado pelo oponente.

5) Domínio (proteger a luva de papel): Os alunos são divididos em duplas e cada dupla recebe uma folha de papel. Um dos integrantes da dubla deve proteger a folha para que o outro não á pegue. A atividade deve ser realizada sentada ou deitada.

6) Esgrima (coletiva, duplas): Cada aluno deve confeccionar um florete/espada com folhas de jornal. Em duplas e ao comando do professor os alunos devem tentar tocar na parte do corpo do seu parceiro, no lugar determinado pelo professor.

7) Relaxamento: Alongamento