terça-feira, 14 de agosto de 2012

Primeira Aula: Iniciação as lutas

     No dia 1 de Agosto de 2012, foi realizada a primeira aula de lutas, ministrada pela pela professora Keith Mary de Souza Sato, nas dependências da Faculdade Dom Bosco. 
     A aula teve por objetivo realizar a conceituação e a classificação de lutas, artes marciais e esportes de combate, tendo como origem Ocidental e Oriental.
  • Lutas: é um jogo de oposição entre duas ou mais pessoas, onde o alvo/ objetivo é derrotar o adversário.
     
  • Artes Marciais: baseada em algum tipo de filosofia, práticas culturais e regionalismo.
  • Esportes de Combate: Regidos por algum tipo de entidade reguladora, sendo elas, Associações, Federações e Confederações. São identificadas por suas competições com disputas diretas, regras, classificação e pódios.  


Classificação: Tipos de Golpes

Percussão: Tem por objetivo tocar no adversário, utilizando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.






Domínio: Tem por objetivo agarrar o adversário, utilizando imobilizações, chaves e estrangulamentos.


















Classificação: Distância

Curta: Ação motora de segurar. Ex.: Sumo.
Média: Ação motora de tocar com membros do corpo. Ex.: Karatê.
Longa: Utilização de implementos. Ex.: Esgrima.


Atividades desenvolvidas em sala:

1) Socialização: Em circulo, os alunos falavam seu nome e ao mesmo tempo tentavam realizar um movimento aplicado a disciplina de lutas (golpe).

2) Esquema Corporal (aquecimento): Todos contra todos, cada aluno recebe um adereço de papel, com o mesmo preso em uma de suas mãos. Os alunos movimentam-se pelo tatame tentando  acertar seus oponentes nos lugares (partes do corpo) determinados pelo professor. 

3) Organização Temporo Espacial / Lateralidade: Cada aluno recebe uma folha de papel onde é determinado uma área, o objetivo é o aluno se deslocar o mais rápido possível para o local que o professor indicar (direita,esquerda, frente, traz). 

4) Percussão (golpes de média distancia): Os alunos são divididos em duplas e com o mesmo adereço de papel tentam acertar seu oponente. A grande diferença e que agora o espaço para se movimentar é menor e deve ser ágil para não ser tocado pelo oponente.

5) Domínio (proteger a luva de papel): Os alunos são divididos em duplas e cada dupla recebe uma folha de papel. Um dos integrantes da dubla deve proteger a folha para que o outro não á pegue. A atividade deve ser realizada sentada ou deitada.

6) Esgrima (coletiva, duplas): Cada aluno deve confeccionar um florete/espada com folhas de jornal. Em duplas e ao comando do professor os alunos devem tentar tocar na parte do corpo do seu parceiro, no lugar determinado pelo professor.

7) Relaxamento: Alongamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário