segunda-feira, 17 de setembro de 2012

QUINTA AULA PRATICA - INICIAÇÃO AO JUDO

O Judô pode ser caracterizado como uma forma de atividade física de combate, que pressupõe a existência de um professor ou técnico envolvido no seu ensino ou treinamento. Atualmente a principal forma de expressão do Judô ocorre como esporte de luta. 


           "O Judô, assim como várias outras áreas do conhecimento humano, está em constante evolução.
Com o passar do tempo o Judô nacional foi deixando de ser proficiente apenas na parte disciplinar, filosófica e na variedade de movimentos técnicos, como foi implantado pelos seus precursores no país: os imigrantes japoneses.


O equilíbrio é a lei primordial que rege o judô. Assim quando se perde o equilíbrio sujeita-se a quedas. E, como é natural, se não soubermos amortecer o contato do nosso corpo com o solo, estamos sujeitos a nos machucar.
Para evitar isso existe o que chamamos ukemi-no-waza. Saber cair é a base indiscutível das projeções. É necessário um treino metódico e perseverante, para vencer o medo da queda. Essa superação nos permite progredir nos conhecimentos do judô. Assim teremos um espírito aberto para ataque e defesa, aplicando os movimentos com rapidez e precisão. As direções fundamentais para ukemi são:
  • Ushiro-ukemi – queda para trás;
  • Mae-ukemi – queda para frente;
  • Yoko-ukemi – queda lateral, para esquerda ou direita (migui e hidari);
  • Zempo-kaiten-ukemi – rolamento;


Nenhum comentário:

Postar um comentário