segunda-feira, 17 de setembro de 2012

RESENHA -  A APLICAÇÃO DO JUDO (REVISTA EDF)


 Com relação à abordagem crítico-superadora, que visa a formação de sujeitos críticos, autônomos, conscientes de sua condição histórica e que se compreendam enquanto interventores na construção de sua própria realidade. Essa perspectiva da educação física aborda como objeto de trato da reflexão pedagógica o conhecimento de uma área denominada cultura corporal, configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e a capoeira, que constituirão seu conteúdo
O Judô é uma temática clássica da Cultura Corporal. Entretanto, para incluir e legitimar esse conteúdo nas escolas brasileiras, a melhor forma é adotar uma perspectiva que não priorize somente o saber fazer, mas sim uma pedagogia lastreada na ciência histórica, na qual teoria e prática são encaminhadas em harmonia. Tal pedagogia tem por função compreender o desenvolvimento histórico da sociedade e apontar caminhos para a construção de um novo tipo de sociabilidade que não zele pela produção de bens materiais e intelectuais, explorando homem pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário