quarta-feira, 28 de novembro de 2012


História: O Karate-Do e sua origem

           Uma arte marcial antes praticada secretamente na Ilha de Okinawa (sul do Japão) por pessoas comuns que estavam proibidas de portar armas, e por isso se defendiam de mãos vazias, fazendo uso destas, dos cotovelos, joelhos e pés.
                Da cidade comercial de Naha (Okinawa) surgiu o Naha-Te (mão do norte ou estilo do norte), sistema de luta que dava ênfase à força, deu origem ao estilo Goju-Ryu de Karate. Da cidade portuária de Tomari (Okinawa) surgiu o Tomari-Te (mão do centro ou estilo do centro). Sistema de luta que, na verdade, era uma fusão dos estilos de Shuri e Naha. 
                Da capital Shuri (região Sul de Okinawa) surgiu o Shuri-Te (mão do sul ou estilo do sul), sistema de luta que valorizava a velocidade.
                Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shotokan-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu.
                Porém, o sistema de luta desenvolvido em Okinawa era conhecido além das fronteiras como Okinawa-Te (mão de Okinawa). Este nome manteve-se, até por volta de 1936, até que, com o evento do "conflito sino-nipônico" (Guerra entre a China e o Japão) foi criada a palavra "Karate" (mãos vazias) e um grande mestre da época, Gichin Funakoshi, considerado o Pai do Karate moderno, criador do estilo Shotokan-Ryu, adotou esta palavra para substituir a denominação do Okinawa-Te, permanecendo então até nossos dias como Karate.
             Este mesmo mestre, incrementando sentido espiritual e filosofia de vida ao Karate, adicionou a palavra Do (caminho, vereda espiritual), ficando conhecido como Karate-Do (O caminho das mãos vazias).
                O passo seguinte foi a adoção do karate-gui, um uniforme igual para todos, branco, e o sistema
de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1o grau e
acima para os faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.
                No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário